terça-feira, 25 de maio de 2010

Caesar`s triumph!

Olá!
Confesso a negligência em simplesmente ter sumido deste blog.
Mas como certa vez Caius Julius Cesar entrou em Roma triunfante, retorno a minha origem e agora com a perspectiva de uma nova possibilidade no diálogo sobre o cinema no Brasil.
Estou respirando a realidade do cinema brasileiro sendo ensinado em uma universidade pública, e é com pesar que vos alerto que a maioria de nossos futuros 'Meireles' sequer sabem o que fazer com tudo o que aprendem aqui!
Entristece-me saber que as formações academicas na area de cinema estão voltando-se cada vez mais na criação de profissionais inseguros e imaturos.
Perdoe-me você que ler este artigo e achar-me muito duro em relação ao que afirmo aqui.
(Mas como diria qualquer outro profissional em fase acadêmica superior a minha ou até mesmo um veterano, simplesmente desconsidere o que digo.)
O problema não está no que a universidade ensina; o problema esta em como o universitario absorve estas informações. Ele a digere de forma irregular, engasga-se e vomita tudo de volta com soberbia e arrogância.
Vivencio hoje o surgimento de profissonais que de tão inseguros cometem o erro de dizer o perfil de quem deveria fazer cinema neste pais.
Vivencio também o surgimento de profissonais do audiovisual que em verdade tem medo de dar o rosto a tapa apenas por acreditar que é impossivel se fazer cinema neste pais.
Contraditório não?
Se estes mesmos não acreditam que qualquer um possa vir a fazer um filme, então por que eles que são tão bem preparados para o mercado tem medo de se aventurar? Tem medo de criar o seu próprio filme.
Resumindo só quis dar uma prévia do que começarei a discultir de aqui para a frente neste blog.
Vamos falar um pouco sobre a vida acadêmica de quem faz cinema, e é claro analizar-mos e ver juntos por quê não a alguns filmes...
Agradeço desde já a sua atenção.
Até breve.

Alan F. P. 05/2010

Nenhum comentário: